terça-feira, 15 de outubro de 2013

Beira Rio - Porto Alegre

Nome real :   Estádio José Pinheiro Borda

Inauguração :  1969

Capacidade : 50.287


    Sucessor do Estádio dos Eucaliptos, o Beira-Rio foi construído com a colaboração da torcida do Internacional, grande parte do interior do estado, que inclusive doou material de construção. Nesse sentido, programas especiais mobilizavam os torcedores colorados em todo o Rio Grande do Sul. Foi constatado que até Falcão, mais tarde ídolo colorado, chegou a levar tijolos para a obra. Erguido em uma área aterrada do Rio Guaíba, um dos cartões-postais de Porto Alegre, o Beira-Rio é a casa do Sport Club Internacional, que divide com o arquirrival Grêmio os holofotes do polarizado futebol gaúcho. 





Preparação para a copa do Mundo :

Investimento : 330 milhões de reais

    O projeto de modernização do Beira-Rio, custeado pelo próprio Internacional através do programa “Gigante para Sempre”, tem como ponto alto a instalação de uma inovadora cobertura metálica que protegerá os assentos, as rampas e o acesso aos portões. O projeto modular foi adotado para garantir a agilidade da construção, dividida em etapas, e evitar a interdição do estádio durante as obras. Depois da reforma, o Beira-Rio terá capacidade para 50.287 espectadores.



Jogos que serão realizados na copa na fase de grupos:

França x Honduras 15/06
Austrália x Holanda 18/06
Coréia do Sul x Argélia 22/06
Nigéria x Argentina 25/06




terça-feira, 1 de outubro de 2013

Arena Amazônia - Manaus

Antigo Estádio Vivaldão

Inauguração :  2014

Capacidade : 42.374


    Com arquitetura inspirada na floresta amazônica que rodeia a cidade de Manaus, a Arena da Amazônia será um estádio totalmente novo, construído de acordo com premissas de sustentabilidade e localizado estrategicamente entre o Aeroporto Internacional de Manaus e o centro histórico da capital amazonense.Todo o processo se encaixará nas normas de sustentabilidade, que devem deixar um importante legado à região e ainda preservar a diversidade da Floresta Amazônica. As águas da chuva, por exemplo, serão armazenadas para uso posterior nos banheiros ou para a irrigação do gramado. Já a luz solar, abundante nesta parte do país, deverá gerar energia limpa e renovável. Por fim, algumas paredes vegetais contribuirão para a redução dos gastos de energia e, sobretudo, para o controle da temperatura dentro do estádio.





Preparação para a copa do Mundo :

Investimento : R$ 605 milhões de reais

    Será utilizado como uma das 12 sedes da Copa do Mundo FIFA de 2014. O arquiteto autor de seu projeto é Ralf Amann do escritório alemão GMP. O novo estádio deverá ser poliesportivo, com cobertura retrátil .O custo de sua construção foi dividido em 25% para o Governo Estadual do Amazonas e 75% ao BNDES. A empreiteira Andrade Gutierrez foi a vencedora da licitação para a construção.



Jogos que serão realizados na copa na fase de grupos:

Inglaterra x Itália 14/06
Camarões x Croacia 18/06
EUA x Portugal 22/06
Honduras x Suíça 25/06