domingo, 15 de dezembro de 2013

Arena Fonte Nova - Salvador

Nome real : C.E. Cultural Octávio Mangabeira

Inauguração :  5 de abril de 2013

Capacidade : 52.048

    Inaugurado em 28 de janeiro de 1951, o estádio da capital baiana foi utilizado até novembro de 2007 e três anos depois foi demolido. A novíssima Arena Fonte Nova teve as características originais mantidas e ganhou uma cobertura com estrutura metálica leve, além de um restaurante panorâmico e um museu do futebol. O complexo passará a abrigar muito mais do que partidas de futebol: prédios que comportarão estacionamento, shopping, hotéis e uma casa de shows fazem parte do projeto, que seguiu um modelo de parceria público-privada.




Preparação para a copa do Mundo :

Investimento : R$ 592 milhões de reais

    Utilizando o mesmo modelo de gestão multiuso de sucesso na Europa, o do Amsterdam Arena, um dos maiores centros de lazer do mundo, casa do Ajax e parceiro na operação da nova arena baiana, o empreendimento colocará a Bahia no circuito do entretenimento mundial. Sua estrutura abrigará também sala de imprensa, quiosques, elevadores, sanitários, museu, lojas e um centro de negócios que funcionará independentemente dos jogos. Além de partidas de futebol, a Arena Fonte Nova permitirá a realização de outros eventos como shows musicais de artistas de renome nacional e internacional, congressos e encontros de negócios. Sua estrutura verticalizada, com três anéis de arquibancada, colocará o público mais próximo do espetáculo promovendo um maior envolvimento e favorecendo a acústica.



Jogos que serão realizados na copa na fase de grupos:

Espanha x Holanda 13/06
Alemanha x Portugal 16/06
Suíça x França 20/06
Bósnia x Irã 25/06




domingo, 1 de dezembro de 2013

Estádio das Dunas - Natal

Antigo Estádio João Machado.

Inauguração :  2014

Capacidade : 42.086


    Inicialmente, foi apresentado um projeto chamado "Estádio Estrela dos Reis Magos", que seria localizado no município de Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal, com arquitetura inspirada no Forte dos Reis Magos e capacidade inicial para 45.000 pessoas, preservando assim o Estádio João Machado (Machadão) na capital. Contudo, meses depois, o Governo do Estado lança um novo projeto para viabilizar fortemente a candidatura da cidade na Copa do Mundo. Projetado pela norte-americana Populous, o complexo trouxe um novo projeto com um novo desenho, com capacidade para 32.000 espectadores, inspirado nas dunas do Rio Grande do Norte, incluindo ainda a construção de um novo centro administrativo, edifícios comerciais e uma lagoa.





Preparação para a copa do Mundo :

Investimento : R$ 413 milhões de reais

    Palco de quatro jogos da Copa do Mundo de 2014 – que depois sediará as disputas do campeonato estadual -, a obra conseguiu reduzir o consumo de recursos naturais, a partir do reaproveitamento de água e gestão de resíduos da construção civil, e garantir eficiência na execução da obra e funcionamento da nova praça de jogos.



Jogos que serão realizados na copa na fase de grupos:

México x Camarões 13/06
Gana x EUA 16/06
Japão x Grécia 19/06
Itália x Uruguai 25/06