quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

O valor das seleções

Somadas as 32 seleções classificadas para a copa do mundo valem 5.9 blilhões de euros. Esse montante corresponde a somado preço que os clubes pagaram para ter os jogadores atuando com as suas camisas. Os jogadores mais valorizados são o argentino Lionel Messi, comprado pelo barcelona por 120 milhões de euros, seguido por Cristiano Ronaldo do Real Madri , 100 milhões de euros e Andrés Iniesta, 60 milhões. O primeiro brasileiro a aparecer na lista é o recem contratado do clube merengue Barcelona, Neymar, por uma quantia de 50 milhões de euros, ocupando a sexta vaga entre os jogadores mais valiosos. Considerando o valor de contratação de cada jogador , segue a lista do valor de cada seleção e o somatório de cada grupo.

Grupo A: 856 milhões de euros.

Brasil       
459 milhões de euros
Croácia   
177 milhões de euros
México
89 milhões de euros
Camarões
131 milhões de euros

Grupo B: 824 milhões de euros.

Espanha       
498 milhões de euros
Holanda
166 milhões de euros
Chile
138 milhões de euros
Austrália
22 milhões de euros

Grupo C: 539 milhões de euros.

Colômbia
225 milhões de euros
Grécia
71 milhões de euros
Costa do Marfim 
139 milhões de euros
Japão
104 milhões de euros

Grupo D: 957 milhões de euros.

Uruguai
198 milhões de euros
Costa Rica 
17 milhões de euros
Inglaterra
349 milhões de euros
Itália
393 milhões de euros

Grupo E: 584 milhões de euros.

Suíça
120 milhões de euros
Equador
63 milhões de euros
França
385 milhões de euros
Honduras
16 milhões de euros

Grupo F: 654 milhões de euros.

Argentina
439 milhões de euros
Bósnia
94 milhões de euros
Irã
25 milhões de euros
Nigéria
96 milhões de euros

Grupo G: 835 milhões de euros.

Alemanha       
380 milhões de euros
Portugal
319 milhões de euros
Gana
90 milhões de euros
EUA
46 milhões de euros

Grupo H: 660 milhões de euros.

Bélgica
357 milhões de euros
Argélia
69 milhões de euros
Russia
188 milhões de euros
Coreia do Sul
46 milhões de euros

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Fuleco - O mascote da copa

O mascote foi divulgado pela primeira vez em março de 2012, pela revista brasileira Veja, e seu nome foi decidido em uma votação do programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão que teve seu resultado dado em 25 de novembro de 2012. O nome Fuleco (junção de Futebol e Ecologia) foi escolhido em cima das opções "Amijubi" (Amizade e Júbilo) e "Zuzeco" (Azul e Ecologia), em uma votação de quase 1,7 milhão de fãs do esporte. A sua data de nascimento foi escolhida para coincidir com o Ano Novo.O diretor de marketing da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Thierry Weil, comentou sobre Fuleco: "Não apenas ele é conhecido e reconhecido pela grande maioria dos brasileiros, mas também parece ter construído um relacionamento com os fãs de futebol e tornou-se uma figura popular, ganhando assim um apelido carinhoso de "tatu-bola". Ele está rapidamente se tornando o mais bem sucedido mascote da Copa do Mundo FIFA de todos os tempos".




Algumas Críticas :

Desde o anúncio de sua imagem, o mascote recebeu uma série de críticas por parte de jornalistas e do público geral, especialmente em relação à aparência e seus possíveis nomes. O Blog da Copa, coluna do site da revista Veja, considera que as opções de nome Amijubi, Fuleco e Zuzeco como uma "esquisita mistura de palavras", em que "um nome cuja sonoridade em nada lembra o português (e nem mesmo os idiomas nativos do país, diga-se) e outras duas que terminam em “eco” – que costuma ser usado como sufixo para criar diminutivos com significado depreciativo [...]".10 O português Jornal de Notícias relata que os brasileiros "não se reviram nas escolhas" dos nomes. Escolhida a opção Fuleco, elevaram-se criticas que ressaltam a semelhança do nome com as palavras fuleiro e furreca , ambas significando, segundo o Dicionário Caldas Aulete, "Que não tem valor". Manifestações em tom crítico e humorístico no Twitter foram motivadas pela escolha do nome, incluindo considerações de se referir ao mascote apenas como tatu-bola.

Em coluna no site da Folha de S. Paulo, José Simão sugere, em seu texto intitulado Fifa! Vá tomar no fuleco!, que o nome do mascote seria uma combinação das palavras fuleiro e timeco ("Time (esp. de futebol) de má qualidade técnica" ) e que fuleco seria sinônimo de fiofó ("ânus" ). Simão também aponta semelhança com as palavras traveco ("Travesti que se prostitui" ) e furreco. Já o cronista Jaime Leitão destaca o verbo fulecar ("perder todo o dinheiro que se leva, ao jogo" ) e critica a escolha que considera "esdrúxula" a favor de um nome "simples, de fácil memorização, para pegar", apesar de considerar as opções Amijubi e Zuzeco "piores". Em crônica para o site da revista Veja, Sérgio Rodrigues diz que Fuleco é "filho de dona Fuleira com seu Furreco" [sic] e foi assim batizado como estratégia de "autorridicularização".



E você ? qual sua opinião ?

Mascotes de outras copas :